terça-feira, 22 de novembro de 2011

Musicas e danças afro-brasileiras

Alma Negra
Edu Ribeiro e Cativeiro
Há tempos atrás você me escravizou
Toda a minha paz e alegria me levou
Não viu minha dor, negou o meu valor
Fingiu que não viu as lágrimas que derramou
Mas a minha cor tem o dom de recusar
O que quer que você tenha pra me dar
Seu tempo acabou, minha hora já chegou
Eu vim pra salvar os que você não libertou
Pois eu sou a voz daqueles que você amordaçou
A força daqueles que você acorrentou
Um grito de dor que nos palmares ecoou a liberdade chegou
A minha alma negra
Ninguém pode parar a minha alma negra
Não dá pra segurar a minha alma negra
Não se pode negar esse meu canto negro.





                                      danças afro-brasileiras




                                             CAPOEIRA

A Capoeira tem música, criatividade, expressão corporal, ritmo de instrumentos musicais, das palmas e das vozes. Além de trabalhar harmoniosamente a totalidade das várias qualidades físicas de base e os componentes psicomotores como a acuidade visual e auditiva, o uso indiscriminado dos lados esquerda e direita, a coordenação motora, etc.Quanto aos movimentos da Capoeira, é notória a sua riqueza e complexidade, não por serem de difícil execução, mas por conduzirem o praticante a experiências imprevisíveis, cujos resultados do treino superam as expectativas. Ao treinar e obter resultados, o praticante entende que tudo se consegue se houver força de vontade e isso vai ajudá-lo a ser uma pessoa persistente, não só na Capoeira, ma também na vida.Os movimentos soltos, circulares e sem impacto são característicos da Capoeira e proporcionam o desenvolvimento de todas as partes do corpo, músculos, articulações, assim como mente e espírito.Geralmente a criança ou o jovem identifica-se muito com a Capoeira porque as aulas possuem um carácter extremamente lúdico, onde há um ambiente não só de aprendizagem, mas também de divertimento.Normalmente, ao final de cada workshop, é feita uma roda de Capoeira, na qual os participantes têm a oportunidade de mostrar tudo o que aprenderam, ou seja: brincar com amigos através dos movimentos ensinados (jogar Capoeira) , a tocar instrumentos, ou a cantar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário